Dúvidas Frequentes
DUVIDAS FREQUENTE SOBRE PSICOLOGIA

1-O psicólogo é um medico? Pode receitar remédios?

R-Não, o médico tem a formação em medicina e o psicólogo em psicologia. O psicólogo assim como o médico, são profissionais da saúde, porém o psicólogo não pode receitar remédios, e quando necessário o psicólogo encaminha seu cliente a um profissional de medicina.

2- O psicólogo mexe, lê a mente da pessoa ou advinha o que ela pensa?

R- O psicólogo não tem estes poderes e nem é este o objetivo da psicologia. O psicólogo estuda o comportamento humana, sendo assim ele possui conhecimento teórico e científico para identificar determinados comportamentos e isso leva o profissional a certas hipóteses sobre a personalidade e comportamento das pessoas. O psicólogo também não mexe com a cabeça de seu cliente, ele possibilita no processo de orientação e psicoterapia a reflexão e tomada de consciência e assim promove no cliente mudanças em relação ao modo dele pensar e agir.

3- É preciso contar tudo ao psicólogo?

R- Quem define o que é importante falar para o psicólogo é o cliente, se o psicólogo perceber que existe algo a mais e relevante para se dizer, ira conduzir a sessão de modo a facilitar e promover a confiança no cliente para que ele se sinta a vontade para falar.

4-Posso confiar que o psicólogo ira guardar segredo do que eu falar?

R- Todo atendimento psicológico possui caráter confidencial, Cabe ao psicólogo cumprir o código de ética profissional do psicólogo, o que garante ao cliente o sigilo das suas informações.

5- O tempo de tratamento é definido pelo psicólogo? Posso interromper quando eu quiser?

R- Cabe ao psicólogo discutir o contrato psicoterapêutico com o cliente, números de sessões semanais e horário, e conduzir o processo de modo ao cliente perceber suas necessidades de continuidade. Porem nada obriga uma pessoa continuar seu tratamento ou orientação se ela não quiser.

6- Porque algumas pessoas dizem que psicólogo é para loucos?

R- Isso é um mito que percorre toda uma historia da psicologia durante os tempos, atualmente este conceito ainda permeia certas pessoas que não tiverem oportunidade de maiores informações sobre a atuação da psicologia no contexto social e da saúde na atualidade. Hoje a psicologia atende diversas áreas desde a educação, esporte, cultura, empresas, hospitais e clinicas. Na clínica a psicologia atende demandas que vão desde problemas com a saúde, orientação de famílias, casal e profissional. Assim como demandas de autoconhecimento  e desenvolvimento pessoal.  

7- Psicólogo é só para pessoas ricas?

R- Psicologia é para todos.  Atualmente a saúde publica assim como planos de saúde disponibilizam o serviço da psicologia a população, assim como faculdades e institutos de formação.  Existem também vários trabalhos comunitários oferecidos para as pessoas que necessitam deste atendimento. Na clinica ou consultório particular existe a possibilidade também da pessoa negociar com o profissional condições que favoreçam o tratamento.