Psicoterapia e Orientação Psicológica

O QUE É PSICOTERAPIA?

A psicoterapia é uma relação de “ajuda” que se estabelece entre o Psicólogo (terapeuta) e cliente (paciente). Indicada a qualquer pessoa que enfrenta uma situação difícil e conflituosa em sua vida. Na psicoterapia a pessoa encontra um espaço ético, privilegiado, confidencial e favorável à reflexão de seus sentimentos, conflitos e dificuldades. Neste processo a pessoa passa a elaborar, compreender e a lidar melhor com suas questões, com seus relacionamentos e com suas emoções.

QUANDO BUSCAR AJUDA DA PSICOTERAPIA?

Diante da incapacidade de enfrentamento de qualquer situação conflituosa que gera dor, sofrimento e desequilíbrio emocional. Muitas vezes situação nova, novos desafios, fazer escolhas e lidar com as dificuldades da vida, do dia a dia, leva a pessoa a situações de desestruturação, surgindo ai o que se denomina “crise”. Nestes momentos a pessoa em conflito e sofrimento pode se beneficiar da psicoterapia, pois ela oferece recursos importantes na compreensão mais ampla do processo de sofrimento, adoecimento e conflitos.

EM QUE SITUAÇÕES ESPECÍFICAS A PSICOTERAPIA INTERVÉM? 

Nas questões voltadas a sexualidade e no tratamento de transtornos psicopatológicos e distúrbios psicossomáticos. Nos distúrbios alimentares, depressão, pânico, fobia, medo, comportamentos obsessivos e compulsivos e nos desvios de personalidade. Nas crises pessoais e existenciais, nas transições difíceis como (luto, perdas, separações) nas mudanças de fases de vida (puberdade, adolescência, vida adulta, menopausa, envelhecimento) nas relações interpessoais (conflitos conjugais, familiares e profissionais). Como terapia complementar nos processos médicos, assim como na busca de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

O QUE A PSICOTERAPIA POSSIBILITA?

Alivio da carga emocional. Reestruturação e reorganização interna. Responsabilização no processo de sofrimento e adoecimento e no modo de viver a vida. Potencializando a capacidade de enfrentamento, autocontrole e disciplina pessoal, restabelecendo e equilibrando a saúde geral.

O QUE OCORRE DURANTE O PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO?

Durante o processo psicoterapêutico a pessoa passa a se reconhecer e a tomar consciência de como ela se comporta frente à vida, com a sua realidade e do mundo em que vive.

Ocorre um reconhecimento de seu verdadeiro EU, reconstruindo sua autoimagem muitas vezes distorcida pela imagem ideal que ela demonstra ser. A pessoa passa a se aceitar mais, a se valorizar, sem necessariamente querer ser o que ela acha que os outros desejam que ela seja.

Na psicoterapia a pessoa encontra nela mesma a possibilidade de viver diferente, de ver a vida e as pessoas de modo diferente. Seu mundo pessoal passa a se reestruturar e a se reorganizar de modo mais interessante e assertivo. Sua conduta, atitudes, comportamentos e sentimentos se tornam mais coerentes com seu modo de viver e de conduzir a vida, tornando-se mais autentica realizada e feliz.

QUANTO TEMPO LEVA UM PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO?

Dependera da queixa, da necessidade e demanda de cada pessoa. Não se pode prever, nem se estabelecer, um tempo específico. Porem para que seja um processo torna-se necessário um tempo suficiente para que se consiga passo a passo promover mudanças significativas em nível de personalidade, comportamento e sintomas. Este processo não ocorre apenas em algumas sessões, porem deve-se procurar o melhor empenho possível para que a pessoa torne-se autônoma no seu processo de mudança, desenvolvimento e crescimento.

 O QUE DIFERE A PSICOTERAPIA DA ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA?

A Orientação Psicológica se difere por ser um atendimento “breve e focado” em um problema ou situação especifica, não necessitando obter mudanças profundas em nível de personalidade e comportamento como a Psicoterapia. A pessoa que busca a Orientação Psicológica, muitas vezes encontra-se com dificuldade de tomar uma decisão ou de orientar-se a um novo caminho ou de fazer alguma escolha em um determinado momento de sua vida. A Psicoterapia necessariamente deve ocorrer em um espaço terapêutico físico, podendo ser individual, familiar, casal ou grupo. A Orientação Psicológica o atendimento pode ocorrer também por internet, telefone, e-mail e outros meios não presenciais desde que o profissional seja credenciado com o Selo pelo Conselho Federal de Psicologia a realizar atendimento de Orientação psicológica ONLINE.     

QUANDO BUSCAR AJUDA DA ORIENTAÇÂO PSICOLÓGICA?

Em momentos de duvidas e conflitos em relação às questões de vida, diante de um processo de separação conjugal, nas dificuldades de educar e orientar filhos, nos momentos de decisões relevantes, nos conflitos de relacionamentos interpessoais, particular ou profissional, mudanças relacionadas à transferência de empregos, cidade, país. No redirecionamento profissional e de carreira, nos momentos de escolha de cursos e vestibular. Na busca de orientação e encaminhamento a tratamentos psicológicos.

QUAL O TEMPO DA ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA?

Por se tratar de uma intervenção breve e focada, o tempo limita-se ao objetivo da queixa e demanda da pessoa, podendo ocorrer em uma única sessão ou mais, podendo a pessoa recorrer sempre que desejar a uma nova consulta, seja para manutenção de um processo psicoterapêutico finalizado, para rever situações já mediadas na orientação ou a novas situações.

O QUE A ORIENTAÇAO PSICOLOGICA FACILITA?

A Orientação Psicológica ira facilitar a compreensão e entendimento das questões envolvidas nas demandas, clareando as dificuldades e possibilidades não percebidas pela pessoa em conflito. Abrindo questões a serem refletidas e pensadas junto com a pessoa que busca a solução. O orientador busca mostrar à pessoa aquilo que ela não consegue ver sozinha, ajudando no passo a passo colocar as ações e metas necessárias diante dos objetivos do orientado.    

POLLYANE LATTMANN

PSICÓLOGA – CRP-SC 12/09203 CRP-PR 08/ IS 442